16º CIRCUITO DE XADREZ DE LACERDÓPOLIS

CIRCUITO REGIONAL OESTE DE XADREZ 2016

JOGUINHOS ABERTOS DE SANTA CATARINA

Arbitragem Joguinhos - Criciuma 2010

Aconteceu na cidade de Criciúma, no período de 20 a 28 de agosto a 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
Devido a alterações no regulamento geral, o município de Lacerdópolis não se fez presente na competição e nem terá equipes durante a realização dos 50º Jogos Abertos de Santa Catarina que acontecerá no período de 9 a 18 de setembro na cidade de Brusque.
As competições da modalidade de xadrez foram realizadas no Clube Mampituba de Criciuma entre os dias 22 e 27 de agosto e contou com a participação de 17 equipes no masculino e 14 equipes no feminino, numero inferior a ultima edição realizada na cidade de Joinville em 2008.
Ao final das 7 rodadas do masculino e uma disputa muito acirrada, (na ultima rodada 8 equipes ainda tinham chances matemáticas de conquistarem o titulo), a classificação final foi a seguinte:
1º lugar Joinvile com 18,5 pontos
2º lugar Chapecó com 18,5 pontos
3º lugar Blumenau com 18 pontos

No feminino, após a realização de 5 rodadas a classificação final foi a seguinte:
1º Blumenau com 15,5 pontos
2º São Bento do Sul com 15 pontos
3º Florianópolis com 13 pontos.

Como o município de Lacerdópolis não formou equipes, a atleta do Clube de Xadrez Maysa Lais Demartini disputou o evento pelo município de Concórdia.
Maysa em suas 5 partidas venceu 4 (Balneário Camboriu, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí) e perdeu 1 (Blumenau). Ao final, a equipe de Concórdia terminou em 4º lugar (meio ponto atrás de Florianópolis) e Maysa conseguiu a medalha de prata como 2ª melhor jogadora do 4º tabuleiro.

O professor Edison Luiz de Oliveira também esteve presente nos Joguinhos fazendo parte da equipe de arbitragem do xadrez.

O Clube de Xadrez de Lacerdópolis não se fez presente no evento devido à aprovação do novo regulamento geral das competições da FESPORTE, que colocou idade limite para participações em jogos promovidos pela mesma. Com esta alteração, ficamos impossibilitados de participar destes eventos, pois uma grande quantidade de nossos atletas não atingem a idade mínima limite de 14 anos.
Como exemplo, citamos a atleta Alaize Dall’Orsoleta de 13 anos e que em 2010 conquistou o titulo de campeã brasileira Sub 14 anos, titulo de campeã estadual Sub 16 anos e o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Sub 16 anos e que, devido ao novo regulamento, não pode participar do evento.


Marciane e Maysa