16º CIRCUITO DE XADREZ DE LACERDÓPOLIS

CIRCUITO REGIONAL OESTE DE XADREZ 2016

FINAL MUNDIAL DE XADREZ - MARIBOR - ESLOVENIA

Alaize X Elizaveta Chetina da Russia

Xadrez de Lacerdópolis participa do Campeonato Mundial de Xadrez pelo 4º ano consecutivo

 
O WYCC 2012 (World Youth Chess Championship) foi realizado entre os dias 7 e 19 de novembro na cidade de Maribor na Eslovênia. Durante este período, 1584 jogadores de 92 países disputaram 8712 partidas em 12 torneios diferentes (Sub 08, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16 e Sub 18, masculino e feminino). Os jogos eram disputados num ritmo de 1h e 30min por jogador para realizar 40 lances, mais 30min nocaute, com acréscimo de 30seg por lance durante toda a partida.

Assim como aconteceu em 2009 na Turquia, 2010 na Grécia e 2011 no Brasil, a enxadrista lacerdopolitana Alaize Dall´Orsoletta foi a representante oficial do Brasil, dessa vez na categoria Sub 16 anos e viajou acompanha de seu treinador Diogo Luiz de Oliveira. Alaize conquistou esse direito ao vencer o Campeonato Brasileiro disputado em São Paulo em maio deste ano.

A categoria Sub 16 anos Feminino contou com a participação de 105 jogadoras de 51 países e a grande campeã foi Anna Styazkhina da Rússia, seguida por Polina Rodionova também da Rússia e Yiyi Xiao da China. Alaize Dall´Orsoletta era a pré-ranqueada número 76 e terminou a competição na 66ª posição com 5 pontos em 11 rodadas. Foram 4 vitórias (contra Enkhjin Sukhbaatar da Mongólia, Renata Koloditsova da Eslováquia, Anastasia Aseeva da Russia e Erle Andrea Marki Hensen da Noruega), 2 empates (contra Veronika Franca da Eslovênia e Amna Nouman dos Emirados Árabes) e 5 derrotas (contra Irina Utiatskaja da Rússia, Diana Assaubayeva do Cazaquistão, Maria Ines Oliveira de Portugal, Elizaveta Chetina da Rússia e Daniela Movileanu da Itália).

Além da Alaize, outros 6 jogadores representaram o Brasil na competição, sendo que os melhores desempenhos foram do carioca Gianluca Jorio Almeida que fez 6 pontos e terminou na 70ª posição no Sub-10 masculino e do mineiro Arthur Gontijo Chiari que ficou em 64º lugar, com 5,5 pontos no Sub 16 masculino.

Ao todo foram 16 dias na Europa onde, além dos 10 dias de competição, foi possível conhecer um pouco de países como Eslovênia, Croácia e França. O Campeonato Mundial do ano que vem acontecerá em agosto na cidade de Al-Ain nos Emirados Árabes.



Diogo e Alaize em Maribor - Slovenia

Alaize e Rauanda Schultz (Sub 18 Brasil)